
Festival
Bem-vindo ao Festival Internacional de Circo do Ceará!
Festival Internacional de Circo do Ceará - 10 Anos
Em 2014 nascia o Festival Internacional de Circo do Ceará - FICC, um projeto inteiramente circense dedicado ao protagonismo da arte do picadeiro enquanto potente e poderosa linguagem capaz de transcender barreiras culturais e linguísticas.
Ao celebrar a arte circense ao longo desses 10 anos, em todas as suas formas e manifestações, em picadeiros, palcos e praças de cidades do Litoral Leste ao Oeste cearense, o FICC colocou, definitivamente, o Ceará no circuito dos grandes festivais do gênero do mundo, sendo, desde então, uma plataforma vital para o crescimento e a promoção do circo, tanto no Ceará como no Brasil.
Desde sua criação, o Festival tem sido um importante difusor da arte circense produzida nos quatro cantos do mundo, além de um estímulo à produção local. É também um importante espaço de discussão de temas relevantes para a classe circense e, por isso, dizemos que o festival trouxe consigo “Um tempo pra falar de Circo”, título do livro que marca os 10 anos de sua realização ininterrupta.
Com o objetivo de promover e preservar a rica tradição circense, a cada edição o festival oferece uma ampla gama de atividades para estimular a produção e a inovação no campo de produtos culturais, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e cultural para artistas e comunidades.
Para além das apresentações artísticas, os diversos espaços ocupados com programações abrigam vivências, oficinas, residências, lançamento de livros e momentos de discussão com encontros temáticos, mesas e debates numa atmosfera de celebração e aprendizado.
E será nessa edição especial que o impossível se torna possível! Senhoras e Senhores, o 10º Festival Internacional de Circo do Ceará acontece em 2024 com uma rica e extensa programação distribuída por 10 cidades em dois circuitos.
Entre julho e agosto, o Circuito Leste passará por Jaguaribe, Quixeré, Aquiraz e Aracati, cidades localizadas no Litoral Leste, além de Jijoca de Jericoacoara, município da Costa do Sol Poente, no litoral Oeste. Entre outubro e novembro, será o Circuito Oeste, com programação em mais cinco cidades: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Itapipoca, desta faixa do litoral cearense, encerrando a edição em Sobral, na região Norte do Estado.
São 30 dias de Festival, totalizando mais de 100 horas de atividades. Em cena, 68 grupos selecionados, somando mais de 100 artistas envolvidos de vários estados e países, em mais de 100 apresentações para públicos de todas as idades. Tudo com acesso gratuito!
Enquanto comemoramos o décimo aniversário, nossos corações se enchem de gratidão e expectativa. Essa celebração é uma oportunidade de honrar o passado e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro com entusiasmo renovado. A magia do circo continuará a brilhar, inspirando novas gerações de artistas e público a explorar os limites da imaginação e a abraçar o espírito audacioso que reside em cada um de nós.
Que o Festival Internacional de Circo do Ceará continue a deslumbrar, emocionar e encher nossas vidas de alegria por muitos anos vindouros. Nossa gratidão a todos, todas e todes que fazem parte da nossa história!
Viva o artista de circo! Viva o circo! Viva o Festival Internacional de Circo do Ceará!
